5 previsões de Nikola Tesla que se tornaram realidade

Embora eles originalmente carregassem uma relação mestre-aprendiz, a rivalidade entre Nikola Tesla e Thomas Edison era enorme. Em seus anos mais lúcidos, Tesla conseguiu prever alguns processos históricos e sociais que ocorreriam.

Confira a seguir alguns dos mais bem sucedidos:

1. Energia mais barata e o perigo dos combustíveis fósseis.

Tesla sabia que com o uso excessivo de carvão para gerar energia resultaria em problemas para a humanidade mais cedo ou mais tarde. Sendo assim, ele propôs o uso da água como forma de produzir eletricidade.

Além do baixo custo, ele imaginou que teria muito menos impacto ambiental do que a queima de combustíveis fósseis. Assim, não só a crise ambiental iminente seria resolvida, mas os custos de produção diminuiriam.

 

2. Empoderamento feminino.

Tesla, aos 68 anos, estava cada vez mais convencido que as mulheres conseguiriam de certeza um papel mais ativo e igualitário na sociedade futuramente. Em uma entrevista em 1926, o cientista afirmou que no momento em que as mulheres entrassem em contato com a tecnologia, o mundo revolucionaria para um panorama mais horizontal.

Segundo o BBC, as mulheres usariam a tecnologia sem fio para fornecer melhor educação, emprego e se tornar o sexo dominante.

 

3. Gestão de recursos naturais.

Suas anotações revelaram que, muito antes do início do século XXI, ele já estava prevendo uma crise climática antropogênica. Com os avanços das indústrias, ele previu que o excesso de exploração madeireira e o abuso dos recursos naturais levariam a humanidade a sofrer grandes consequências ecológicas. Registrado em seus diários, entre eles estariam os incêndios, secas e aumento da temperatura da Terra.

 

4. Conectividade e novas mídias.

Tesla foi quem originalmente pensou nos dispositivos que os humanos poderiam carregar em seus bolsos, com uma rede invisível onde permitiria se conectar a uma fonte ilimitada de informações. Assim, muito tempo antes da invenção da internet, o cientista já havia imaginado um futuro tecnológico e de maior conectividade.

 

5. Voos comerciais de alta velocidade.

Tesla acreditava que as “máquinas voadoras” poderiam muito em breve entrar no mercado, dando acesso á vários destinos.

Ele sabia que eles poderiam atingir velocidades poderosas com motores cada vez mais finos, e as rotas comerciais se tornariam cada vez mais diversas. Para ele, a chave estava na potência sem fio: com base nela, os aviões podiam ser impulsionados sem combustível.

Publicidade

Deixe um comentário...