Adaga de Cristal com mais de 5.000 anos é encontrada enterrada na Espanha

Publicidade

Durante uma escavação que aconteceu entre 2007 e 2010, arqueólogos encontraram objetos fascinantes, incluindo uma adaga de cristal.

Publicidade

Publicidade

0; text-align:center;">
Publicidade

A adaga de cristal foi encontrada na Espanha. Na mesma região onde o monumento megalítico Tholos de Montelirio está localizado.

Adaga Cristal

Publicidade

Publicidade

Segundo pesquisadores essa adaga de cristal não se trata de uma arma de batalha, mas sim de um objeto usado para rituais.

Restos mortais de aproximadamente 25 indivíduos foram encontrados próximos as armas. A disposição dos corpos e dos objetos encontrados sinalizavam uma espécie de ritual.

Adaga Cristal

Publicidade

Qual era a função desse artefato?

Os restos mortais descritos anteriormente remetiam a um homem, possivelmente a figura do líder. Já os outros, atribuídos a mulheres, estavam espalhados em formato de circulo .

De acordo com os pesquisadores: “O cristal devia possuir significado simbólico ainda em sua forma bruta, com conotações e significados especiais. A literatura mostra exemplos de sociedades em que as pedras de cristal e quartzo ainda como matérias brutas simbolizam vitalidade, poderes mágicos e a conexão com ancestrais”.

Adaga Cristal

Publicidade

Como uma adaga de cristal estava nessa região?

De acordo com arqueólogos e especialistas, o cristal não é um artefato comum na mineração dessa região. Portanto, acredita-se que esse material tenha vindo de longe, além de ser de uso compartilhado.

Os arqueólogos que indicam que a adaga “provavelmente representa uma parafernália funerária acessível apenas à elite deste período”.

Apesar de não ser possível encontrar o verdadeiro significado desse objeto, ainda é interessante podermos saber um pouco mais sobre esse período fascinante e reparar como eram as culturas de 5.000 anos atrás.

Continuar lendo

Deixe um comentário...