Antonov AN-225, o maior avião do mundo, aparece em pedaços após invasão da Rússia à Ucrânia

Na última sexta-feira (25) foi noticiado que o Antonov AN-225 Mriya, o maior avião de carga do mundo, foi destruído por forças militares russas após um bombardeio no aeroporto Hostomel, próximo da capital da Ucrânia, Kiev.

Durante os primeiros dias a destruição do 225 Mriya foi tratada como um boato, onde o governo Russo e o governo Ucrânio negavam a destruição da aeronave. No entanto, a informação sobre a destruição foi confirmada no domingo (27) pela Ukroboronprom, a fabricante de armas estatal da Ucrânia.

A Antonov, empresa responsável pela fabricação da aeronave, usou seu perfil no Twitter para informar que o avião ainda não foi inspecionado por especialistas e o governo ainda não tem informações sobre a condição do cargueiro

As novas imagens divulgadas pelo canal de TV russo e por uma imagem de satélite mostram parcialmente as condições do Antonov AN-225.

O jato de carga, o nariz, as asas e alguns motores da aeronave aparecem seriamente danificados e outras partes aparentam estar intactas, mas ainda sem uma confirmação oficial.

Antonov AN-225

O sonho soviético: A história do Antonov AN-225

O Antonov AN-225 foi construído pela União Soviética, especificamente pela República Socialista Soviética da Ucrânia (atual Ucrânia) durante a década de 1980 pela Antonov Design Bureau.

A aeronave é um cargueiro que tinha como missão transportar cargas muito grandes dentro e fora de sua fuselagem. Um dos momentos mais marcantes dessa aeronave foi o transporte do ônibus espacial Buran.

Antonov AN-225

O nome da aeronave Mriya significa sonho em russo e ucraniano. A partir dessa informação, o depoimento do Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, se torna ainda mais comovente:

“Esta foi a maior aeronave do mundo, AN-225 ‘Mriya’. A Rússia pode ter destruído nosso ‘Mriya’ [sonho]. Mas nunca poderão destruir o nosso sonho de um Estado europeu forte, livre e democrático. Vamos prevalecer!”.

A aeronave possuía 84 metros de comprimento, 88 metros de envergadura e 175 toneladas sem carga, podendo transportar até 250 toneladas no compartimento de cargas e na parte externa essa capacidade de transporte diminui para pouco menos de 200 toneladas.

Publicidade

Deixe um comentário...