Na última sexta-feira (25) foi noticiado que o Antonov AN-225 Mriya, o maior avião de carga do mundo, foi destruído por forças militares russas após um bombardeio no aeroporto Hostomel, próximo da capital da Ucrânia, Kiev.
Durante os primeiros dias a destruição do 225 Mriya foi tratada como um boato, onde o governo Russo e o governo Ucrânio negavam a destruição da aeronave. No entanto, a informação sobre a destruição foi confirmada no domingo (27) pela Ukroboronprom, a fabricante de armas estatal da Ucrânia.
A Antonov, empresa responsável pela fabricação da aeronave, usou seu perfil no Twitter para informar que o avião ainda não foi inspecionado por especialistas e o governo ainda não tem informações sobre a condição do cargueiro
😨 NO NO NO NO…
Currently, until the #AN225 has been inspected by experts, we cannot report on the technical condition of the aircraft.
Please wait for the official announcements about the condition of the aircraft#StopRussia #Ukraine https://t.co/pEXDanePTw
— ANTONOV Company 🇺🇦 (@AntonovCompany) March 3, 2022
As novas imagens divulgadas pelo canal de TV russo e por uma imagem de satélite mostram parcialmente as condições do Antonov AN-225.
O jato de carga, o nariz, as asas e alguns motores da aeronave aparecem seriamente danificados e outras partes aparentam estar intactas, mas ainda sem uma confirmação oficial.
Video from Hostomel of the destroyed An-225 transport aircraft. https://t.co/5JhZaKZ8LS pic.twitter.com/mnLqgKi9nM
— Rob Lee (@RALee85) March 4, 2022
O sonho soviético: A história do Antonov AN-225
O Antonov AN-225 foi construído pela União Soviética, especificamente pela República Socialista Soviética da Ucrânia (atual Ucrânia) durante a década de 1980 pela Antonov Design Bureau.
A aeronave é um cargueiro que tinha como missão transportar cargas muito grandes dentro e fora de sua fuselagem. Um dos momentos mais marcantes dessa aeronave foi o transporte do ônibus espacial Buran.
O nome da aeronave Mriya significa sonho em russo e ucraniano. A partir dessa informação, o depoimento do Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, se torna ainda mais comovente:
“Esta foi a maior aeronave do mundo, AN-225 ‘Mriya’. A Rússia pode ter destruído nosso ‘Mriya’ [sonho]. Mas nunca poderão destruir o nosso sonho de um Estado europeu forte, livre e democrático. Vamos prevalecer!”.
A aeronave possuía 84 metros de comprimento, 88 metros de envergadura e 175 toneladas sem carga, podendo transportar até 250 toneladas no compartimento de cargas e na parte externa essa capacidade de transporte diminui para pouco menos de 200 toneladas.
Deixe um comentário...