Arqueólogos descobrem Ovo de 1.000 anos e o quebram sem querer

Publicidade

Arqueólogos israelenses descobriram um ovo de 1000 anos intacto. Foi encontrado durante a escavação de uma fossa em Yavne.

Publicidade

Os pesquisadores apontam que a preservação única do ovo é obviamente devido às condições em que ele esteve por séculos. Estava escondido em uma fossa contendo dejetos humanos moles e fezes.

O ovo tinha cerca de seis centímetros de altura e apenas algumas rachaduras na casca. Mas estava quase sem gema dentro.

Publicidade

Segundo especialistas, eles não teriam sobrevivido em terra firme. Mas o solo úmido servia como um “conservante” natural. Havia também dezenas de moedas, sapatos e ferramentas de madeira ao lado da cesta com o ovo, relata o The Independent.

Publicidade

No entanto, quase todo o conteúdo do ovo de 1000 anos saiu dele há muito tempo. Havia uma pequena rachadura no fundo, então quase toda a clara e parte da gema caíram no buraco.

Publicidade

A avicultura foi introduzida na antiga Israel há cerca de 2.300 anos, durante os períodos romano e helenístico.

Publicidade

As galinhas também foram uma boa fonte de proteína durante o período islâmico, começando no século 7 DC.

Os muçulmanos são proibidos de comer carne de porco. Assim, as famílias precisavam de um substituto de proteína que não exigisse refrigeração ou enlatamento, e o encontraram em ovos e frango.

Ovo de 1000 anos é um caso único não apenas para Israel, mas para o mundo

Publicidade

Restava um pouco de gema dentro, então os cientistas estavam planejando fazer uma análise de DNA.

Apesar do manuseio extremamente cuidadoso dos especialistas, a casca rachou ao ser removida. No entanto, os cientistas coletaram os fragmentos e os levaram para o laboratório de química orgânica de Antiguidades de Israel.

Publicidade

Lá o ovo de 1000 anos foi “montado” novamente. Felizmente, o que aconteceu não impedirá os cientistas de realizar uma série de análises. A maioria dos especialistas está interessada na análise de DNA da gema preservada.

Curiosamente, outras descobertas interessantes foram recuperadas da mesma cova do ovo, incluindo três bonecas de osso que eram usadas como brinquedos há cerca de 1.000 anos.

Publicidade

Publicidade

Deixe um comentário...

%d blogueiros gostam disto: