Arquiteto africano é o primeiro negro a ganhar o “Prêmio Nobel de Arquitetura”

Publicidade

Um arquiteto africano fez história ao ser o primeiro homem negro a ganhar o “Nobel” da Arquitetura.

Publicidade

Sabemos que algumas pessoas foram destinadas a grandes coisas, algumas já nascem talentosas e outras estudam todos os dias para desenvolver seus talentos e sonhos.

No entanto, sabemos que nem todos possuem as mesmas oportunidades ou privilégios para poder seguir e se dedicar a seus sonhos. Por esse motivo, é comum comemorarmos e aplaudimos quando vemos pessoas que passaram dificuldades conquistando coisas.

Esse é o caso de Diébédo Francis Kéré, um arquiteto de Burquina Fasso, um país localizado no oeste da África que, por conta de suas condições, não oferece grandes oportunidades para que as pessoas se formem profissionalmente e sigam seus sonhos.

Arquiteto africano é o primeiro homem negro a ganhar o “Nobel” da Arquitetura

Felizmente, Diébédo é a exceção da regra. Aos 56 anos de idade ele foi o primeiro homem negro a receber o Prêmio Pritzker de Arquitetura 2022 conduzido pela American Hvatt Foundation e é considerado como o Premio Nobel da Arquitetura.

“Você pode imaginar isso? Nasci em Burquina Fasso, nesta pequena cidade onde não havia escola. E meu pai queria que eu aprendesse a ler e escrever de uma maneira muito simples porque assim eu poderia traduzir ou ler suas cartas para ele” – comentou Diébédo com um sorriso no rosto ao receber o prêmio.

Arquiteto africano é o primeiro homem negro a ganhar o “Nobel” da Arquitetura

Publicidade

O trabalho de Diébédo é centrado em obras realizadas pelo seu país, ele é conhecido por construir escolas primarias e postos de saúde. Ele comentou que ficou surpreso em receber o prêmio.

De acordo com Tom Pritzker, presidente do comitê “Francis Kére tem uma arquitetura pioneira, sustentavel para a terra e seus habitantes, em terras de extrema escassez. Através de edifícios que demonstram beleza, modéstia, audácia e invenção, e pela integridade de sua arquitetura e gesto. Kéré defende graciosamente a missão deste prêmio”.

Arquiteto africano é o primeiro homem negro a ganhar o “Nobel” da Arquitetura

Publicidade

Publicidade

Deixe um comentário...

%d blogueiros gostam disto: