Assim é o Oceano Austral, o quinto oceano oficialmente reconhecido na Terra

Publicidade

O Oceano Antártico, também conhecido como Oceano Austral, vem sendo o foco de diversos debates ao longo dos anos. Muitos pesquisadores afirmavam que ele deveria ser reconhecido como o quinto oceano.

No dia 08 de junho de 2021 ele finalmente passou a ser reconhecido como o quinto oceano pela National Geographic Society.

Antarctic Cruising

Não coincidentemente, o dia 08 de junho é considerado o Dia Mundial dos Oceanos.

“Achamos que é realmente importante do ponto de vista educacional, bem como do ponto de vista de rotulagem de mapas, chamar a atenção para o Oceano Antártico como um quinto oceano”. Comentou o geógrafo Alex Tait.

O que torna o Oceano Antártico único?

Apesar de seu reconhecimento ser algo muito recente, as discussões sobre o Oceano Antártico não são.

A discussão começou em 1921 quando a Organização Hidrográfica Internacional descobriu que as águas ao redor da Antártida eram um corpo distinto.

No entanto, em 1953, a OHI mudou de ideia sobre o assunto. Mas cientistas e pesquisadores continuaram a estudar essas águas.

Oceano Antártico

O Oceano Antártico se estende pelos hemisférios ocidental e oriental é compostos pelas águas dos oceanos Pacífico, Índico e Atlântico.

Ele também é o único oceano que está cercando um continente, e não está cercado por continentes.

Especialistas concordam que a decisão será mais favorável para crianças e alunos, que se interessarão pelo Oceano Antártico e sua importância.

“Então, quando os alunos aprendem sobre partes do mundo oceânico, eles aprendem que é um oceano interconectado, e que existem essas regiões chamadas oceanos que são realmente importantes, e há um diferente nas águas geladas ao redor da Antártica”.

Esse reconhecimento também terá uma enorme importância em sua conservação. Como explicou Tait.

“Esta é uma grande oportunidade para ampliar o perfil desta região vital e aumentar a conscientização sobre as ameaças que a afetam e as soluções”.

Share

Amante do Universo!

Deixe um comentário...