Bolas de pedra com mais de 5.000 anos são encontradas na Escócia

Publicidade

Pesquisadores encontraram duas bolas de pedra polida, durante uma escavação. As escavações ocorreram na ilha de Sandy na Escócia.

Os pesquisadores, arqueólogos da Universidade de Lancashire Central, encontraram as duas bolas de pedra polidas dentro de uma tumba neolítica.

Anteriormente, centenas de bolas foram encontradas, apesar de não serem todas iguais as encontradas recentemente, elas também foram datadas como sendo do período neolítico.

Bolas de pedra

Algumas dessas esferas possuem gravuras feitas de forma detalhadas e outras são polidas até ficarem perfeitamente lisas.

Pesquisadores acreditam que as peças lisas, que são mais simples de serem produzidas, são do início do período neolítico.

Por outro lado, as pedras com gravuras, que são mais detalhadas e sofisticadas, são de um período posterior.

Bolas de pedra

No passado, essas pedras foram encontradas na Escócia, Inglaterra, Irlanda e Noruega.

Segundo Vicki Cummings, arqueóloga líder das escavações, as bolas de pedra eram “muito mais simples, mas ainda são objetos bonitos”.

Qual era a utilidade dessas bolas de pedra?

Apesar de já terem sido encontradas diversas bolas de pedras, os pesquisadores ainda não possuem certeza sobre quais eram as reais utilidades desses objetos.

Alguns arqueólogos acreditam que essas bolas de pedra eram usadas coma armas em batalhas.

No entanto, outros acreditam que elas eram usadas como um objeto artístico ou como forma de classificar o status de quem às possuía.

Vicki Cummings, que acredita na segunda hipótese comentou: “Eles teriam levado muito tempo para fazer, porque é muito demorado polir uma pedra. Você tem que sentar lá com um pouco de areia e um pouco de água e uma pedra e basicamente colocar o trabalho nela”.

Share

Amante do Universo!

Deixe um comentário...