Eclipse total da lua ocorre na noite deste domingo e será visível em todo o Brasil

Os eclipses são eventos astronômicos que ocorrem quando a posição de um objeto celeste em trânsito coincide ou atravessa na posição aparente de outro mais distante.

Ele ocorre quando a luz de um corpo celeste é bloqueado por outro. Em nosso planeta podemos observar exclusivamente dois tipos de eclipses, do Sol e da Lua, ocorrendo apenas quando os três astros (Terra, Lua e sol) se alinham de uma forma certa.

Neste mês de Maio, ocorrerá um alinhamento perfeito que resultará em um eclipse lunar total. Este fenômeno ocorrerá na noite do dia 15 de maio, no domingo, que também se juntará a outro fenômeno que corresponde á lua cheia desse mês.

Este eclipse será total pois a luz refletida do nosso satélite será completamente bloqueada, assumindo uma cor avermelhada.

Nós, que moramos no Brasil, poderemos observar esse espetáculo natural de qualquer lugar que estejamos. Poderemos observá-lo durante as primeiras horas da noite desse domingo (15) e na madrugada da segunda-feira (16). Em algumas partes da Europa e da África e no Alasca, não será possível observá-lo.

A NASA informou que o evento durará 85 minutos, a partir do momento que a lua adquirir sua cor vermelha.

Hora a hora do eclipse:

15/5, às 22h32: começa o eclipse penumbral, pouco visível. Lua entra na penumbra da Terra (parte externa da sombra).
15/5, às 23h27: começa o eclipse parcial. Lua começa a entrar na umbra (sombra interna) da Terra. A olho nu, uma sombra vai deixando uma “mordida” no satélite natural conforme entra na umbra.
16/5, às 00h29: eclipse total começa. Lua fica avermelhada.
16/5, às 01h53: totalidade termina.
16/5, às 02h55: eclipse parcial termina.
16/5, às 03:50: eclipse penumbral termina.

Publicidade

Deixe um comentário...