Publicidade
O Eucalipto arco-íris se assemelha a uma pintura. Essa condição se dá por conta do comportamento da planta com o descascar.
Publicidade
O que causa as diferentes cores no tronco do Eucalipto arco-íris?
A coloração condiz com o descascar do tronco. Imediatamente após este processo a tonalidade é verde. Logo depois, ao amadurecer, se torna azul, em seguida roxo, laranja e por fim, volta a ser marrom.
Publicidade

Eucalyptus deglupta, Rainbow Eucalyptus, at the Honolulu Zoo
O que mais parece uma obra de arte da mãe natureza se dá pela diferença entre o tempo que uma parte da árvore descascou em comparação com outras partes.
Publicidade
Diferente de outras árvores, o processo não acontece de imediato, mas sim por “setores”. Por consequência, o amadurecimento acontece de forma diferente em cada parte do tronco.
Publicidade
Publicidade
Outros detalhes
Além disso, o Eucalipto arco-íris pode atingir até 75 metros de altura e 250 centímetros de diâmetro em condições naturais.
A planta geralmente vive em florestas tropicais. O seu plantio é frequente mas não por sua magnífica aparência, mas sim por ser uma boa fonte de celulose (principal componente para a fabricação de papel).
Publicidade
E a beleza não está só no tronco, as folhas do eucalipto também chamam a atenção com um verde forte. Do mesmo modo, suas flores são branco-creme e amareladas, além de produzirem néctar em abundância.
Por consequência, a árvore atrai não somente os olhos humanos, mas também as abelhas em busca da matéria prima para o mel.
Publicidade

Foto: Chad Podoski
Decorativa e resistente
No paisagismo o Eucalipto arco-íris é uma boa pedida para compor parques e praças. Em contrapartida é preciso tomar cuidado ao escolher o lugar para plantar.
Além do seu tamanho colossal, ela possui raízes profundas que podem danificar estruturas próximas. Um fato curioso é que esta espécie não produz o singular aroma da maioria dos eucaliptos.
Publicidade
Por sua grande capacidade de resistência ao atingir a maturidade é uma excelente opção para reflorestamento em solos danificados. Porém, não resiste a baixas temperaturas e é extremamente inflamável, outro ponto que difere dos outros eucaliptos.
Eucalipto arco-íris no Brasil?
Apesar de serem nativas da Austrália, um empresário de Piracicaba (São Paulo) encontrou essa espécie. A aposta é que a semente dessa árvore se misturou com outras sementes de eucalipto comum.
Apesar de poderem sobreviver em diferentes lugares do mundo, a sua altura chega apenas a cerca de 30 metros de altura, sua totalidade é alcançada apenas em regiões nativas.
Publicidade
Deixe um comentário...