Grande Morte, o evento que causou a extinção de 95% da vida na Terra

Publicidade

Recentemente estudos descobriram qual foi a possível causa da extinção do Permiano-Triássico ou, como foi popularmente conhecida, Grande Morte.

A Grande Morte foi uma extinção em massa que aconteceu há mais de 252 milhões de anos e marca a passagem do período Permiano para o Triássico.

Esse evento foi responsável pela extinção em massa de 95% das espécies marinhas e 70% das espécies terrestres. A Grande Morte é considerada, até hoje, a maior extinção em massa da Terra.

Como aconteceu a Grande Morte?

Essa extinção em massa aconteceu por conta de constantes erupções vulcânicas na Terra.

No entanto, é importante explicar que essas erupções não foram causadas apenas por vulcões como conhecemos popularmente, mas sim por fraturas que existiam no solo da Terra.

E, recentemente, pesquisadores conseguiram descobrir como espécies das mais distintas categorias foram extintas por um mesmo motivo.

Esse estudo conseguiu descobrir que essas erupções causaram o aumento da temperatura na Terra e isso ocasionou uma quebra na cadeia alimentar.

O estudo publicado na revista científica Nature Communications, também relatou que essas erupções espalharam partículas de níquel, que atingiram águas do mundo inteiro e causou o envenanemento dos seres vivos. Já os animais terrestres foram envenenados por respirarem essas partículas.

A professora da Nothern Arizona Univerity e coautora da pesquisa Laura Wasylenki comentou um pouco mais sobre esse evento:

“Os resultados do estudo fornecem fortes evidências de que as partículas ricas em níquel foram aerossolizadas e amplamente dispersas, tanto pela atmosfera quanto no oceano. O níquel é um metal essencial para muitos organismos, mas sua abundância excessiva teria levado a um aumento incomum na produtividade de metanógenos, micro-organismos que produzem gás metano. O aumento do metano teria sido tremendamente prejudicial para todas as vidas dependentes de oxigênio”

Share

Amante do Universo!

Deixe um comentário...