Imagens mostram cenas chocantes de agentes americanos caçando imigrantes nos EUA

Imagens feitas pelo fotógrafo Paul Ratje mostram agentes americanos perseguindo imigrantes haitianos com cavalos.

As imagens, registradas no dia 19 de setembro, chocam ao mostrar agentes americanos montados em cavalos e, aparentemente, carregando chicotes enquanto atacam migrantes.

Esses atos ocorreram próximo ao Rio Grande na cidade de Del Rio, no Texas. Cerca de 12 mil imigrantes estão acampados em baixo de uma ponte que liga a cidade americana com a Ciudad Acuña, no México.

agentes americanos caçando imigrantes nos EUA

Qual foi o motivo dos agentes para avançarem nos imigrantes?

De acordo com Raul Ortiz, chefe de patrulha da fronteira, os agentes foram enviados para saber se as pessoas estavam em perigo.

Ortiz também comentou que iria investigar as ações dos agentes em relação aos imigrantes. No entanto, Ortiz disse que aparentemente as fotos não tinham nada de errado.

Alejandro Mayorkas, Secretário do Departamento de Segurança do governo de Joe Biden também comentou o caso. “Se você vier aos Estados Unidos ilegalmente, você será deportado. Sua jornada não terá sucesso. Você estará colocando sua vida e a de sua família em risco.”

De acordo com Nick Miroff, repórter do The Washington Post, esse tipo de patrulha com cavalos não é incomum nessa região.

Por conta do terreno a polícia dessa região frequentemente usa cavalos para se locomover. Eles também encorajam os imigrantes que eles encontram a retornar para o México.

Tanto Miroff quanto Ortiz comentaram sobre os supostos chicotes usados pelos agentes. Ambos negaram o uso desse objeto, dizendo que eram rédeas dos cavalos, e que o uso de chicotes para impedir a passagem de imigrantes é proibido.

Como a Casa Branca reagiu?

A secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, quando foi questionada sobre a possível utilização de chicotes para conter os imigrantes, comentou sobre o caso.

Jen então respondeu que viu “algumas das imagens. Eu não tenho o contexto completo. Mas eu não consigo imaginar em qual contexto isso seria apropriado” ela completou dizendo “eu não acredito que alguém que visse essas imagens acharia isso aceitável ou apropriado”.

Publicidade

Deixe um comentário...