Insetos aquáticos gigantes: eles comem tartarugas, peixes, cobras e até patinhos

Publicidade

Normalmente, a palavra “percevejo” está associada a uma praga doméstica. No entanto, existem outros representantes da família dos percevejos que vivem na natureza. Por exemplo, o percevejo gigante da água.

Percevejo gigante da água

Os percevejos aquáticos pertencem à ordem dos insetos hemípteros. Existem cerca de 140 espécies.

Os insetos aquáticos gigantes vivem em reservatórios não muito profundos – lagoas, lagos, com menos frequência em rios e riachos. Eles também podem viver na água do mar, perto da costa.

As espécies que se adaptaram ao frio sobrevivem ao inverno sob o gelo, enterradas em lodo.

Percevejos aquáticos gigantes se alimentam de peixes, patos, cobras, insetos, crustáceos, anfíbios e pode até atacar animais ligeiramente maiores em tamanho.

Tamanho do percevejo gigante da água

O tamanho de um percevejo gigante da água adulto é de 10-12 cm. O corpo é de cores escuras, com estampas nas costas.

Este inseto tem um corpo aerodinâmico e 6 pernas que agem como remos enquanto o inseto está nadando.

Eles também tem asas, mas são usadas ​​exclusivamente para realocação. Eles preferem ficar debaixo d’água. No entanto, geralmente precisam se projetar para a superfície, pois respiram oxigênio por meio de tubos respiratórios localizados na parte posterior do abdômen.

Os insetos aquáticos gigantes não representam uma grande ameaça para os humanos.

Esses percevejos são caracterizados por uma reação passiva ao perigo: ao encontrar um grande inimigo, eles congelam, fingindo estar mortos.

Na Ásia, o percevejo gigante da água é comido, eles são considerados uma iguaria. Na Tailândia, por causa disso, os insetos estão em perigo.

Picadas do percevejo gigante da água

As picadas de um percevejo gigante da água para os humanos não representam um perigo para os humanos, mas são muito dolorosas.

O edema ocorre no local da picada. Como resultado da ingestão das enzimas digestivas do inseto pela ferida, ele cicatriza por muito tempo, dependendo das características individuais do organismo.

Em teoria, o veneno da saliva do inseto pode causar uma reação alérgica severa. Mas a morte de pessoas após mordidas não foram registradas.

Valor gastronômico

Na Tailândia, esse percevejo é uma verdadeira iguaria, servida frita ou seca. O sabor é como uma mistura entre frango e camarão.

Share

Arqueologia, sociologia, biologia, astronomia, tudo que mais gosto de estudar e pesquisar!

Deixe um comentário...