Paleontólogos descobrem crocodilo-marinho de tamanho monstruoso

Publicidade

Um grupo de paleontólogos da Universidade de Bolonha, do Museu de Ciências Naturais de Faenza e do Serviço Geológico da Tunísia descreveu uma espécie de crocodilo de água salgada que viveu no período Cretáceo.

Supõe-se que o comprimento do animal era de cerca de dez metros, o que o torna um dos maiores crocodilos em geral e o maior recordista entre os crocodilos de água salgada.

A nova espécie foi denominada Mahimozavr Rex. Seus ossos fossilizados foram encontrados em sedimentos do Cretáceo Inferior perto da cidade tunisiana de Tatooine.

Os cientistas conseguiram o crânio, bem como algumas das costelas e vértebras do réptil. O comprimento do crânio é de 160 centímetros, o que permitiu reconstruir o comprimento total do corpo, que acabou sendo de 9,6 metros.

O Machimosaurus rex (maior crocodilo de água salgada) tinha dentes poderosos, relativamente curtos e arredondados. A julgar pelo crânio maciço, tinha mandíbulas bastante fortes.

A dieta do crocodilo era variada. Ele poderia até se alimentar de grandes tartarugas marinhas. Talvez o crocodilo tenha nadado perto da costa, também caçando alguns animais terrestres.

Anteriormente, acreditava-se que todos os membros da família de crocodilos de água salgada, à qual pertence o machimosaurus rex, se extinguiram no final do período jurássico. A descoberta atual mostra que este não é o caso, e esta família sobreviveu até o início do período Cretáceo.

Os crocodilos de água salgada modernos são duas vezes mais longos que o machimosaurus.

Descoberta é inovadora do maior crocodilo de água salgada

Essa descoberta é inovadora por outras razões; essa descoberta enfraquece as teorias anteriores sobre a vida pré-histórica.

O grupo de crocodilos ao qual M. rex pertence foi considerado extinto há cerca de 150 milhões de anos no final do período Jurássico, mas este M. rex em particular viveu há cerca de 130 milhões de anos.

Estudos anteriores apontaram para “uma grande extinção global entre os períodos Jurássico e Cretáceo que exterminou uma série de répteis marinhos, incluindo este grupo de répteis.

Share

Arqueologia, sociologia, biologia, astronomia, tudo que mais gosto de estudar e pesquisar!

Deixe um comentário...