Publicidade
Arqueólogos italianos encontraram um antigo piso de mosaico romano, do século 3, em perfeito estado de conservação.
Publicidade
O piso estava enterrado sob uma vinha na região de Negrar, ao norte de Verona. No mesmo local, quase um século atrás, restos de uma vila também foram encontrados.
O mosaico é uma obra feita por pedaços de pedra, barro ou vidro e possuí diversas cores. Na Roma antiga, essas obras eram inspiradas em tapetes, e tem enorme duração.
Publicidade
De acordo com os arqueólogos, esse piso poderia fazer parte de um Domus antigo. Domus é uma residência particular construída para os cidadãos mais poderosos dessa região e época.
Publicidade
Essa não foi a primeira vez que um pedaço de mosaico foi encontrado nessa região. Em 1975 uma peça foi encontrada e revestida com óleo para sua preservação.
Publicidade
Recentemente os arqueólogos voltaram para estudar essa região e tentar encontrar a vila completa.
Publicidade
Como está o andamento da descoberta do mosaico?
Em agosto de 2019 eles encontraram o primeiro pedaço do mosaico, no entanto precisaram pausar o projeto por conta de limitações no orçamento e devido a safra na vinha.
Os trabalhos retornaram em outubro e depois em fevereiro, mas novamente precisaram ser parados devido ao período de quarentena.
Publicidade
Uma semana após o retorno das escavações, novos pedaços do mosaico romano foram encontrados.
Publicidade
A cidade está cogitando abrir, para visitação, o espaço onde esses mosaicos foram encontrados. No entanto, pode ser que essa visitação demore para começar, pois as pesquisas e escavações ainda estão em andamento.
Publicidade
Publicidade
Deixe um comentário...