Saia da água imediatamente se você notar ondas quadriculadas no mar

Publicidade

A natureza costuma surpreender com seus fenômenos. Alguns desses fenômenos são hipnotizantes, mas não representam nenhum perigo. No entanto, existem aqueles que podem causar danos consideráveis ​​à saúde e à vida humana: estas são as ondas quadradas.

Publicidade

Elas parecem bastante interessantes – como se um tabuleiro de xadrez aparecesse na superfície do mar. Qual a razão de sua formação e por que são tão perigosas?

Publicidade

Esse tabuleiro de xadrez na água ocorre quando dois sistemas de ondas aparecem no mar, que se movem em um ângulo agudo ou reto em relação ao outro. Algumas ondas são causadas por certas condições naturais, enquanto outras são causadas por uma mudança no vento.

Publicidade

Essas ondas representam uma ameaça para navios e nadadores.

Publicidade

Fascinante e perigoso

Curiosamente, mesmo com uma pequena amplitude, essas ondas podem ser prejudiciais. Surfistas ou nadadores que optam por nadar nessas ondas correm o risco de serem arrastados para o alto mar.

Publicidade

As ondas quadriculadas formam fortes correntes subaquáticas. É por causa delas que existe perigo mesmo para os navios de grande porte. Essas correntes balançam e são capazes de virá-los.

Mesmo que a amplitude seja pequena, as ondas podem ser perigosas, pois existe a possibilidade de uma pessoa ser simplesmente puxada para o mar aberto.

Publicidade

Além disso, devido ao padrão incomum, a orientação no espaço é difícil. Este fenômeno é ainda mais perigoso do que um redemoinho, porque as ondas quadradas criam poderosas correntes subaquáticas.

Onde as ondas quadradas são encontradas?

Ondas desse tipo podem aparecer em qualquer lugar, se houver as condições necessárias. No entanto, na maioria das vezes eles ocorrem em águas rasas – mais perto da costa. Ao mesmo tempo, o mar se acalma rapidamente e as ondas quadradas desaparecem.

Publicidade

Muitos turistas vão para a ilha francesa de Re para contemplar o fenômeno. Mas os moradores locais alertam os hóspedes para não entrar na água se houver ondas quadradas visíveis.

Essas ondas jogam fora e levam nadadores e até embarcações enormes para longe da direção desejada.

Publicidade

Portanto, é melhor observar esse fenômeno de fora. E entrar na água apenas quando as ondas tomarem uma direção linear.

Publicidade

Deixe um comentário...

%d blogueiros gostam disto: