Publicidade
Deixar o quarto vazio: uma jornada emocionante para muitos pais.
Publicidade
A transição pode ser difícil para muitos pais acostumados a ter seus filhos por perto. De repente, aquele quarto que já foi tão familiar fica vazio, e os pais se encontram em uma espécie de zona cinzenta sobre o que fazer com ele. É assim que a fotógrafa Dona Schwartz descreve a situação que ela registrou em sua série “On the Nest”.
De 2006 a 2011, Schwartz viajou pelo Minnesota e Illinois, buscando pais com o “ninho” vazio. Ela retratou pais cujos filhos tinham saído de casa há dois, sete, dez meses ou até cinco anos. O que ela descobriu é que, ao contrário da preparação que é feita para a chegada de um bebê, os pais não se preparam para a saída dos filhos.
Publicidade
Em algumas casas, os quartos vazios são fechados e mantidos intocados, enquanto em outras, os pais enfrentam o dilema de aproveitar o espaço ou mantê-lo como um local de memórias. As reações emocionais dos pais variam amplamente, desde alívio e liberdade até tristeza e saudade. No entanto, uma coisa que Schwartz quer deixar claro é que nem sempre são as mães que mais sofrem com a partida dos filhos. Confira:
Publicidade
1. Pam e Bill, há dois meses sozinhos
Publicidade
2. Younsu e Kyunghanathy, há um ano sozinhos
Publicidade
3. Amy e Andy, há dois anos sozinhos
4. Kathy e Lyonel, há 8 meses sozinhos
5. Chris e Susan, há sete meses sozinhos
Publicidade
6. Lollie e Alan, há três meses sozinhos
7. Jean, há dois anos sozinha
Publicidade
8. Gloria e Alan, há cinco anos sozinhos
9. Dona Schwartz ao terminar sua série de fotos resolveu fotografar sua própria realidade junto ao seu marido, que também sofreu pela partida do filho
Publicidade
Publicidade
Deixe um comentário...