Tartaruga ameaçada de extinção dá à luz pela primeira vez aos 80 anos

Publicidade

A mais velha tartaruga em risco de extinção de um zoológico na Suíça dá à luz pela primeira vez aos 80 anos. A notícia de uma Tartaruga-de-galápagos ter se tornado mãe tomou toda a internet e é motivo de comemoração.

Publicidade

Porque esta espécie de tartaruga está em extinção?

Esta tartaruga é a maior espécie das Ilhas Galápagos. Além disso, possui o título de uma das criaturas com maior tempo de vida do mundo.

Esta tartaruga consegue chegar em até 150 anos de idade, 400 kg de peso e 1,80m de comprimento. A espécie tem uma característica especial: são capazes de reter líquido e a sua digestão é lenta a ponto de não precisar comer e beber por meses.

Publicidade

Infelizmente esta espécie de tartaruga corre um sério risco de extinção por:

Publicidade

  • práticas de caça;
  • venda de produtos derivados;
  • urbanização;
  • e ação de predadores.

Essa espécie se tornou uma fonte de alimento estocável por marinheiros. Esta prática se dá pela tartaruga sobreviver sem alimento e água por cerca de um ano. Além disso, o óleo produzido a partir desta espécie é popular na região do Equador.

Publicidade

Como consequência dessas ações, o número que chegava a 250 mil tartarugas hoje em dia não passa de 3.060.

Publicidade

A luta contra a extinção

Apesar de serem protegidas por lei, essas tartarugas apresentam um atraso na sua idade de reprodução. Ou seja, iniciativas humanas são importantes para evitar que sejam extintas.

Medidas como programas de controle de predadores e recuperação de ambientes naturais são algumas das opções. Do mesmo modo, alguns zoológicos promovem programas de conservação da espécie, a tartaruga protagonista desta matéria faz parte de uma destas iniciativas. 

 

Publicidade

Tartaruga em extinção dá à luz aos 80 anos

Essa mamãe especial se chama Nigrita e faz parte do programa de conservação  de um zoológico na Suíça (Zoológico de Zurique).

Publicidade

Com 80 anos de idade, Nigrita botou nove ovos e apesar de parecer velha para se reproduzir, as tartarugas desta espécie começam com esta prática aos 40 anos.

Publicidade

De acordo com um dos cientistas do Zoológico, Nigrita está no seu auge para se tornar mãe, porém, o fato dela ter botado nove ovos é motivo de alegria por fazer parte da lista de espécies em extinção.

Os recém-nascidos estão saudáveis e pesam cerca de 150g cada, eles terão um grande percurso para atingir o tamanho e peso da sua mãe que já passa dos seus 90 kg.

Dedos cruzados para que eles sigam bem e que mais bebes nasçam para que assim a espécie saia do sufoco.

Publicidade

Deixe um comentário...

%d blogueiros gostam disto: