Cientistas confirmaram que a tartaruga gigante encontrada em 2019 faz parte de uma espécie considerada extinta há mais de 115 anos.
A tartaruga foi encontrada na Ilha Fernandina durante uma expedição entre o Parque Nacional de Galápagos e a Galápagos Conservancy.
A tartaruga tem em torno de 100 anos, ou seja, ela nasceu após o último o que foi considerado o último exemplar de sua espécie.
“Era considerada extinta há mais de 100 anos! Reconfirmamos sua existência. A esperança está intacta”. Escreveu Gustavo Manrique, Ministro do Meio Ambiente, em uma publicação no Twitter.
[BOLETÍN] Tortuga encontrada en Fernandina corresponde a una especie considerada extinta hace 100 años. Leer más ↘️ https://t.co/eHfEDC0M4l pic.twitter.com/fWHYR0VhG9
— Parque Galápagos (@parquegalapagos) May 25, 2021
A tartaruga gigante é uma fêmea da espécie Chelonoidis phantasticus.
“A Universidade de Yale revelou os resultados dos estudos genéticos e a respectiva comparação de DNA feita com um espécime extraído em 1906”.
Quais os próximos passos do repovoamento da Tartaruga gigante?
O Parque Nacional de Galápagos está preparando uma expedição para encontrar mais tartarugas.

Reprodução Rodrigo BUENDIA / AFP
Os pesquisadores pretendem encontrar outros animais dessa espécie. No entanto, será importante para o repovoamento dessa espécie se um macho for encontrado.
As autoridades pretendem levar a tartaruga gigante e um macho para o cativeiro do parque, para que os animais gerem um filhote.
“Um dos maiores mistérios de Galápagos foi a tartaruga gigante da Ilha Fernandina. A redescoberta dessa espécie perdida pode ter acontecido bem a tempo de salvá-la. Agora precisamos urgentemente completar a busca para encontrar outras tartarugas ” comentou o Dr. James Gibbs, Vice-Presidente de Ciência e Conservação da Galapagos Conservancy.
Apesar de não termos mais notícias sobre a descoberta de outras espécies dessa tartaruga é importante ver como as autoridades do Equador estão dispostas em salvar essa espécie da extinção!
Deixe um comentário...