Um Carcarodontossauro gigante com dentes de tubarão foi encontrado pela primeira vez

Publicidade

Um carcarodontossauro foi encontrado no deserto Kyzyl Kum, no Uzbequistão, na década de 80, mas apenas em 2019, quando encontraram sua mandíbula que o seu devido reconhecimento foi dado.

Publicidade

O animal pré-histórico possuía pelo menos 8 metros de comprimento e chega a ser até 5 vezes mais pesado que os tiranossauros!

Publicidade

Além disso, sua carcaça é muito forte e ele ainda possuía dentes afiados como os de um tubarão, totalmente conservados.

Publicidade

Seu nome é Ulugh Beg, em homenagem a um matemático e astrônomo que viveu no século 15.

Publicidade

A história dessa espécie

Os carcarodontossauros viviam na Ásia Central há cerca de 90 milhões de anos e podem ser considerados como os predadores mais ferozes do final do Cretáceo.

Publicidade

Sua espécie é muito comparada com as dos tiranossauros, já que são primos distantes. Contudo, as duas espécies brigavam na cadeia alimentar e os carcarodontossauros são mais magros que seus familiares distantes.

Outra diferença é que a espécia marcada pelos dentes de tubarão ainda eram muito maiores e pesados que os tiranossauros, podendo chegar a pesarem até 6 toneladas!

Publicidade

A sua alimentação era baseada em saurópodes, espécies com chifres e até mesmo avestruzes daquele tempo.

Somente após sua extinção, há cerca de 90 milhões de anos atrás, que os tiranossauros tomaram de vez o controle e passaram a serem os dominantes da Ásia e na América do Norte.

Publicidade

Toda a pesquisa sobre essa espécie e o fóssil encontrado foi publicada na revista Royal Society Open Science no começo de setembro.

Publicidade

Deixe um comentário...

%d blogueiros gostam disto: