Vídeo mostra estrela sendo devorada por um buraco negro

Publicidade

O universo é vasto e incrível e nunca falha em nos surpreender. Dessa vez, cientistas de diversas partes do mundo conseguiram observar o momento em que uma estrela é engolida por um buraco negro e conseguiram recriar esse evento com uma riqueza de detalhes que até esse momento era desconhecida.

Publicidade

“A ideia de um buraco negro ‘sugando’ uma estrela próxima parece ficção científica. Mas é exatamente isso que acontece num evento de interrupção da maré” Comentou Matt Nicholl, pesquisador da Universidade de Birmingham, no Reino Unido que liderou esse estudo.

A espagetificação, acontece quando uma estrela passa perto demais de um buraco negro supermassivo, e proximidade faz com que o astro comece a ser sugado pelo buraco. É nesse momento que começa o processo de espaguetificação, a estrela começa a se desintegrar em direção ao buraco negro e perde toda a sua forma ficando parecida com um espaguete.

Esse não foi o único evento que aconteceu, após a massa da estrela ser sugada pelo buraco e ser destruída, uma grande quantidade de energia é liberada, gerando uma enorme nuvem de detritos, além de um clarão que pode ser visto da terra – se forem utilizados os equipamentos corretos – esse evento é conhecido como interrupção da maré.

No entanto, quando descrevemos os eventos dessa forma acabamos perdendo a magnitude deles, a estrela em questão tem o tamanho semelhante ao do nosso Sol, e está percorrendo sua órbita a uma distância de 215 milhões anos-luz da Terra. O buraco negro, por outro lado, chega a ser milhões de vezes maior que a do nosso Sol.

Esse evento também não acontece rapidamente como imaginamos. Durante 2019, telescópios de observatórios de diversas partes do mundo foram usados para coletar informações sobre a estrela que foi devorada pelo buraco negro, essas equipes ficaram cerca de 6 meses estudando o evento.

Felizmente, astrônomos europeus conseguiram ver com detalhes esse evento, isso permitiu a eles recriarem com precisão como a estrela se transforma em “espaguete”. É possível ver o resultado desse evento clicando no player abaixo.

Publicidade

Deixe um comentário...

%d blogueiros gostam disto: